terça-feira, 23 de julho de 2013

Histórias para crianças criadas pelos alunos de 10º ano


   Porque dormir+ e sonhar+ liberta a imaginação, é muito importante que todos tenham acesso a narrativas orais ou escritas que acompanham as diferente fases da nossa vida. E, num instante de tempo, passamos de crianças ouvidoras de histórias, a adultos que as lemos, inventamos ou contamos aos mais pequenos.
 
Para além das histórias lembradas, registadas ou contadas pelos avós e pelos pais das crianças e dos jovens ao longo deste ano, os nossos alunos de 10º ano também criaram histórias para crianças (no âmbito do Ler+). Algumas foram passadas a livro, como é o caso de
 
 
ADAMALICAS
 
DA AUTORIA DE SOPHIA ESPADINHA 
 
cujo começo aqui se reproduz:
 
Era uma vez um monstro que vivia no fundo do mar, bem escondidinho para assustar. Nunca ninguém passava no seu reino, até um dia em que, de longe, viu uns aventureiros. Quem eram? Quem se atrevia a desvendar os seus domínios? Muito escondidinho, apressou-se em saber. Chegou tão perto, tão perto, que uma caravela enorme passou mesmo por cima dele. Era uma caravela muito grande e alta, castanha e dourada. O seu esplendor era tanto que brilhava no meio de tudo e de nada. Nela vinha uma nação, uma nação forte mas triste que buscava a felicidade desvendando o mistério do seu reino.
     O monstro chamava-se Adamalicas e não gostava mesmo nada de visitas.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário